nota Abaixo a guitarra elétrica

mpb-1968

Quando Caetano Veloso e Gilberto Gil ouviram pela primeira vez o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, do Beatles, em 1967, ficaram estupefatos. Perceberam definitivamente que o rock era mais que mero iê-iê-iê. Que poderia ser uma música mais profunda. A dupla tratou de pôr guitarras elétricas nos arranjos de suas novas composições.

Elias Regina, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, Edu Lobo e Zé Keti - passeata contra a guitarra eletrica - 17-7-67 [foto de Paulo Salomão]
Elias Regina, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, Edu Lobo e Zé Keti – passeata contra a guitarra eletrica – 17/7/67 [foto de Paulo Salomão]
Mas esse não era o sentimento de parte dos músicos brasileiros, que via na guitarra o símbolo da dominação cultural norte-americana. Chegou-se a organizar marchas contra a guitarra elétrica e pela valorização da tradicional música brasileira. Na foto, Jair Rodrigues, Elis Regina, Gilberto Gil e Edu Lobo encabeçam uma dessas marchas – Magro, do MPB4, é o de barba logo atrás.

Gilberto Gil? Pois é. O baiano – que poucos depois subiria aos palcos do Festival da Record de 1967 ao lado dos Mutantes para defender Domingo no Parque – não soube dizer não a Elis Regina. Da janela de um prédio, Caetano Veloso e Nara Leão assistiam a tudo. Caetano disse: “Acho isso muito esquisito”. Nara respondeu: “Esquisito? Isso aí é um horror! Parece manifestação do Partido Integralista. É fascismo mesmo”.

3 comentários

  1. Caro Bruno, há algum tempo escrevi sobre a passeata (foi apenas uma) que se fez contra a guitarra elétrica, em 17 de julho de 1967. Um evento que tem ganho ao longo do tempo muito mais importância do que lhe foi atribuída na própria época (assim como a polêmica Noel Rosa x Wilson Batista e outros casos hoje famosos).

    Meu texto sobre a passeata é o terceiro deste link – http://www.brasileirinho.mus.br/arquivomistura/60-020804.html

    O LP 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', dos Beatles, foi lançado em 1º de junho de 1967. É altamente improvável que Gil e Caetano tenham ouvido o LP antes da passeata (talvez tenham conhecido, sim, o compacto com 'Strawberry Fields Forever'/'Penny Lanne', saído em fevereiro). Na época, a chegada de música estrangeira dependia ainda em grande parte de navios. Poucas pessoas tinham acesso imediato ao que saía lá fora – entre elas, estavam os diplomatas, como o pai de Ronnie Von, que pôde assim lançar sua versão 'Meu Bem' antes que a original 'Girl', dos Beatles, chegasse ao Brasil.

    É claro que a influência de 'Sgt. Pepper's' é fundamental no desenvolvimento da Tropicália, mas não vejo como lhe dar o caráter de fator gerador. A principal motivação para o uso de guitarras pelos tropicalistas veio da Jovem Guarda (Caetano cita também com oimportante neste contexto o Trio Elétrico de Dodô e Osmar). Depois, é claro, incorporou-se a psicodelia (em especial no segundo LP que Gal Costa lançou em 1969).

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  2. Fabio, muito bom seu texto! Sobre ter havido outras marchas, tenho a sensação de ter visto uma foto de Geraldo Vandré numa outra menor, mas não lembro em qual livro. Vou procurar por aqui. Valeu pelo toque.

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